Para Quem Iremos?
- Mayara Alves
- 16 oct 2017
- 3 Min. de lectura

Lucas 22: 61 - 62 - "O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes". Saindo dali, chorou amargamente."
Entre os versículos 31 ao 34 desse mesmo capítulo, vemos um pequeno diálogo entre Jesus e Pedro. Pedro ao escutar que Jesus orava para que ele fosse fortalecido a fim de suportar os momentos de provação e tentação, teve uma atitude prepotente ao responder, em outras palavras, que não precisava daquela oração porque já estava forte o suficiente para ser preso e ainda morrer por Jesus. No entanto, Jesus traz uma revelação pesada a ele dizendo que ainda durante aquela noite Pedro o negaria três vezes.
Posso imaginar Pedro negando isso com toda veemência, como se aquilo nunca fosse capaz de acontecer. Bom, pelo menos não com ele. Entre os versículos 54 e 60 vemos Pedro negando Jesus 3 vezes, mas apenas na terceira vez é que se lembrou do que Jesus disse a ele há algumas horas atrás. Tudo se cumpriu.
Nesse pequeno espaço de tempo ele vê Jesus. A Bíblia diz: "O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro" (vers 61). Agora pare e pense sobre esse olhar. Eu não consigo imaginar um olhar de raiva, decepção, nem um "eu te avisei, idiota". Eu só consigo ver um olhar de compaixão de Jesus para Pedro. Um relance de amor, mais uma vez.
Em seguida vemos Pedro constrangido, embaraçado e devastado. Vemos que saiu dali e chorou amargamente. Bom, e o que eu quero dizer com tudo isso? Quero dizer que já me senti como Pedro muitas vezes, talvez você também. Talvez você esteja se sentindo como Pedro bem agora.
Quantas vezes batemos no peito e dizemos que estamos prontos para morrer por Ele. Dizemos e prometemos que nunca mais voltaremos a cometer os mesmos pecados de sempre contra Ele; que seremos fiéis; jamais trocaremos a presença dele por outra coisa no mundo. Prometemos e negamos que um dia seremos capazes de "tamanhas atrocidades". Passam-se alguns dias ou horas ou minutos, e lá estamos nós novamente, negando e pecando contra Jesus.
Talvez agora você esteja no melhor momento da sua vida espiritual, sem se sentir atraído pelo pecado e andando em santidade. Talvez você esteja como Pedro na fase de negação, ou seja, você está pecando sem arrependimento, tudo dentro de você sabe que não é certo, mas ainda assim você pensa "não tem nada a ver". A sua ficha ainda não caiu. O galo ainda não cantou.
Por outro lado, talvez o galo já tenha cantado e você já tenha se deparado com o olhar de Jesus e você esteja constrangido pelas suas atitudes e agora se encontra arrependido.
Não importa da forma que você está agora. Saiba que de qualquer forma Jesus conhece o seu coração assim como conhecia o de Pedro. Ele não vai tirar de você o que prometeu por causa do seu pecado, assim como Ele não retirou o apostolado de Pedro.
O arrependimento sempre vai chegar e isso é bom. O problema é como lidamos com ele. Podemos chorar e voltar pra Ele, mesmo sabendo que vamos pecar inúmeras vezes. Ou pecar nos arrependermos e guardar a culpa por muito tempo, colocando a nós mesmos em uma prisão.
Sejamos humildes e nos arrependamos e assim possamos nos aproximar dEle novamente, pois há somente uma maneira de encontrarmos a vida eterna.
Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna." - João 6: 6
Comments